Blitz educativa encerra Campanha Maio Amarelo

Agentes de trânsito entregaram panfletos e orientaram motoristas

IMPERATRIZ – Exposição de caixões simbolizando vítimas de acidente de trânsito, distribuição de panfletos, fixação de adesivos em veículos e visualização de placas de advertência reforçaram nesta quarta-feira, 30, blitz educativa da campanha “Maio Amarelo”. Atividades fazem parte do mês de prevenção aos acidentes de trânsito em Imperatriz, e, mobilização foi realizada na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa.

Foram ministradas palestras em escolas, empresas e instituições, além do lançamento do projeto “Agente de Trânsito Mirim”, que consiste na capacitação de crianças e adolescentes para atuarem na difusão da legislação de trânsito, para multiplicar informações de conscientização de pedestres e motoristas.

O diretor executivo da Setran, Ráder Leão, reiterou que o objetivo da exposição de urnas funerárias foi de chamar a atenção por quem passava pela blitz educativa, no sentido de despertarem para os riscos de acidentes com vítimas fatais, conscientizando-os sobre a necessidade de realizar mudanças comportamentais na condução do veículo.

“Essa campanha foi muito interessante e fecha com saldo positivo, com realização de várias atividades de conscientização dos motoristas em Imperatriz”, destacou. Ele observa, com preocupação, o aumento de ocorrências envolvendo motociclistas que insistem em desrespeitar o Código de Trânsito Brasileiro, CTB.

Teresinha Miranda, coordenadora de “Educação para o Trânsito”, ressaltou a parceria celebrada com o Detran, Sest-Senat e a Motoca, concessionária de uma marca de motocicletas, que contribuíram para o êxito da blitz que marcou o término do movimento “Maio Amarelo”.

“Temos observado que a sociedade se preocupa em multiplicar a educação para o trânsito e utilizando dispositivos de segurança nos veículos como o cinto, a cadeirinha para transportar crianças, e os motociclistas, o capacete”, ressaltou.

Clarice Sousa, do núcleo de “Educação para o Trânsito” do Detran-MA, assinala a importância da parceria com a Setran que desenvolve campanhas de conscientização dos motoristas e de prevenção de acidentes na segunda maior frota de veículos do Maranhão. “Temos verificado muitas ocorrências com mortes nas BRs e na cidade que, de acordo com dados do SAMU, esses registros geralmente acontecem pela manhã no deslocamento das pessoas para o trabalho ou escola, bem como no final da tarde durante o horário de rush”, observou.

Mecânico de motos, Igor da Silva, afirma que muito ainda precisa ser feito para melhorar a conscientização dos condutores de veículos em Imperatriz, porém, reconhece o trabalho realizado pelos órgãos de trânsito que intensificaram campanhas de abordagens nas vias públicas, inclusive com realização de palestras nas escolas e empresas. “Motoristas que não tinham o hábito de parar o veículo para o pedestre atravessar a faixa, atualmente respeitam esse direito, resultado que vejo dessas campanhas que são realizadas pela prefeitura”, concluiu.

Agentes de trânsito distribuem panfletos e orientam motoristas durante blitz educativa

(Gil Carvalho/ASCOM PMI/Foto: Patrícia Araújo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *