Nível do rio Tocantins sobe gradativamente

Medicação marcou -2,11 metros abaixo de zero, nesta segunda-feira, 23

Francisco Lima/FonteAN

IMPERATRIZ – O nível do Rio Tocantins em Imperatriz sobe gradativamente. Segundo a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, o índice registrado nesta segunda-feira, 23, foi de -2,11 metros cúbicos abaixo de zero, com vazão de 869,85 m³s. Semana passada o Consórcio Estreito Energia, Ceste, órgão responsável pela operação da Usina Hidrelétrica de Estreito, UHE, anunciou estado de oscilação das águas do rio para atendimento às demandas do Sistema Nacional, SIN.

Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil, afirma que após o término oficial da temporada de praias as áreas de banhos encontram-se cada dia mais vulneráveis a acidentes graves. “A temporada de praias chegou ao fim, e algumas pessoas insistem em frequentar as áreas de banhos sem nenhum tipo de segurança, ficando o banhista vulnerável a acidentes ou fatalidades”, destaca.

O superintendente alerta para os riscos de frequentar as áreas de banho com o fim da temporada de praias. “ As áreas de banhos do rio Tocantins encontra-se totalmente desprotegidas, não contam mais com salva-vidas, corpo de bombeiros, áreas demarcadas ou placas de sinalização, dispositivos necessários que garantem a segurança dos banhistas”, disse.

De acordo com monitoramento diário da Defesa Civil, as previsões de vazão do Rio Tocantins serão de 1.517,64 m³/s para 24h, 1.530,61 m³/s para 48h e 1.535,05 m³/s para 72h. Equipe da Sumpdec realiza diariamente rondas preventivas nas encostas do rio Tocantins, orientando banhistas sobre os riscos de afogamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *