Flor do Samba, Marambaia e Império Serrano ganham a platéia no segundo dia de desfiles em São Luís

Escolas foram destaques no último dia de desfiles na Passarela João Coimbra, no Anel Viário, em São Luís.

G1-MA

MARANHÃO – O segundo dia de desfiles das escolas de samba de São Luís, na Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário, foi marcado por homenagens a personalidades da história maranhense e resgate de momentos importantes do estado. Destaque principalmente para três das cinco escolas que desfilaram. Império Serrano, Marambaia e Flor do Samba marcaram território na avenida. Marambaia e Flor, especialmente, pelos desfiles que fizeram, confirmaram que fazem parte das favoritas ao título.

A apuração do concurso de passarela será na Quarta-feira de Cinzas (26), no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. A apuração das notas das escolas será à tarde. A Favela do Samba é a atual campeã.

TERRESTRE DO SAMBA

A escola representa a Zona Rural de São Luís. Do bairro da Estiva, a agremiação levou para a passarela, uma crítica social com um enredo bem inteligente falando do medo que a humanidade tinha de figuras mitológicas, agora aumentou por conta de uma série de dificuldades sociais.

A corrupção que leva o povo a ter problemas sérios de qualidade de vida foram tratados pela escola, assim como a intolerância religiosa. “A semente do mal não vence o amor, a fé que une não vai separar. Axé, amém, saravá!”, diz a parte final do samba sugerindo a união e não a separação em nome da religião.

Na avenida, o tom sombrio das fantasias e alegorias prendeu a atenção do público, que ainda não lotava a arquibancada. A comissão de frente da Terrestre do Samba falou sobre como o amor pode servir para combater as mazelas do mundo. O desfile foi modesto, mas animado. O samba bom e as alas repletas de críticas sociais marcaram o desfile da escola. Uma ala lembrou o ‘Caso Marielle’, com os foliões desfilando com bandeiras com o nome da vereadora assassinada no Rio de Janeiro. Outras alas relacionaram corrupção e pobreza, um dos grandes vilões do Brasil.

TÚNEL DO SACAVÉM

A Túnel do Sacavém, que leva o nome do bairro, fez um resgate histórico importante para os maranhenses, pois falou da Balaiada, a mais importante revolta popular do estado, que aconteceu no século XIX. A escola fez um paralelo com o objetivo da revolta e as necessidades atuais de lutar por igualdade.

A escola deu uma aula de história falando de momentos importante da revolta e de personagens como Raimundo Gomes e Manoel Balaio, líderes da Balaiada.

Antes mesmo do desfile, o presidente Sebastião Sardinha, o ‘Babá’, desabafou criticando políticos, em especial os presentes na passarela, pela falta de apoio e a platéia aplaudiu. No desfile, não trouxe um enredo novo. A Balaiada, pela importância para o Maranhão, já foi tema várias vezes na avenida de outras escolas. Mas desta vez, a escola contou a história e fez relação com a necessidade de todos os dias de lutar por direitos básicos.

Com informações do G1-MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *