Setran apreende moto com escapamento adulterado

Conduzir o veículo com alguma característica alterada é uma infração de trânsito grave

Assessoria

IMPERATRIZ – Muita gente não sabe, mas aquele barulho alto e incômodo do escapamento das motos é proibido por lei e o veículo pode ser apreendido. A irregularidade tem se tornado alvo de fiscalização, como a que ocorreu na terça-feira, 23, pela equipe da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, onde uma moto foi apreendida na Rua Ceará, após denúncia.

Na ocasião, após pesquisa de dados da placa, foi verificado também que o chassi da moto estava adulterado. Segundo o agente de trânsito R Santos, a placa da moto era de Tocantinópolis, porém quando verificado no Detran, o chassi acusava uma adulteração que batia de acordo com um veículo do mesmo modelo, mas com placa diferente.

O agente explica que conforme a lei, se o escapamento está fazendo aquele “barulho muito alto” é porque foi adulterado, resultando em infração grave como está prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, CTB, que dispõe sobre conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.

“Em Imperatriz é comum esse tipo de infração, muita gente até desconhece que a prática acarreta ao motorista infração de natureza grave, com perda de cinco pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23. É necessário que todos tenham consciência e a população denuncie sendo um fiscalizador juntamente com a Setran”.

Além disso, em operação realizada no mesmo dia, um carroceiro bêbado foi autuado após se envolver em um acidente com um motociclista e agredir a égua que fazia a condução da carroça, que ficou retida na Setran e o animal foi encaminhado para a Unidade de Vigilância em Zoonoses. O responsável pela infração responderá por maus-tratos a animais.

Vale ressaltar que as pessoas que se sentirem prejudicadas ou incomodadas com ruídos altos de moto ou carro, podem estar denunciando por meio de ligação ou por mensagem pelo aplicativo WhatsApp pelo número (99) 99198-6082. A equipe está 24 horas de plantão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *