AGED inutiliza carga de queijo que não tinha procedência higiênico-sanitária em Caxias

Após serem acionados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fiscais da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão em Caxias se dirigiram nesta manhã de segunda-feira, 01, à delegacia da PRF para realizar os procedimentos técnicos e administrativos inerentes à apreensão de 812 quilos de queijo, feita pelos policiais rodoviários. A AGED procedeu com a inutilização do produto, uma vez que o mesmo não tinha origem comprovada, ou seja, não estava registrado em nenhum Serviço de Inspeção Oficial, cujo selo garante um alimento de qualidade, com segurança e inocuidade por conta da fiscalização e dos procedimentos higiênicos-sanitários, conforme estabelecido na legislação vigente.

A apreensão foi feita no domingo, após abordagem de rotina, os policiais identificaram uma carga de queijo tipo mussarela, transportados de forma irregular. O queijo estava em veículo inadequado, sem refrigeração e não possuía origem comprovada, pois não era registrado em nenhum Serviço de Inspeção Oficial. O condutor, o proprietário da carga e o produto foram encaminhados para delegacia da PRF de Caxias. O proprietário foi autuado, por descumprir a legislação sanitária.

Segundo a polícia apurou junto ao proprietário, a carga tinha origem no município de Bernardo do Mearim e seu destino era a capital do Piauí, Teresina.

Os estabelecimentos de processamento e/ou manipulação de produtos de origem animal necessitam de registro em um órgão oficial para seu funcionamento, por meio do Serviço de Inspeção.

A inspeção higiênico-sanitária tem por objetivo preservar a saúde pública permitindo que a população tenha acesso a alimentos seguros, diminuindo os riscos do contágio de doenças e de intoxicações alimentares.

Com informações da AGED/MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *