Aumenta número de internações por Covid-19 na Grande Ilha

Governador Flávio Dino ressaltou que se cenário piorar, haverá transferência de pacientes para outros municípios.

MARANHÃO – Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (28), o governador do Maranhão Flávio Dino fez um panorama do novo coronavírus no Estado e mostrou preocupação com o aumento no número de internações de pacientes com Covid-19 nas redes estadual e privada de saúde.

A situação se agrava principalmente na Grande Ilha. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 98,14%. Dos 269 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, apenas 5 estão disponíveis.

Se o cenário piorar na Grande Ilha e houver falta de leitos, Flávio Dino informou que será necessário enviar pacientes para outros municípios do Estado.

Ainda assim, Flávio Dino enfatizou que não decisão por parte do Governo do Estado em decretar Lockdown neste momento no Maranhão.

TRANSMISSÃO LOCAL DE CEPA INDIANA DESCARTADA

O governador falou ainda sobre os testes realizados nas 147 pessoas que tiveram contato com o paciente indiano que encontra-se internado em um hospital privado de São Luís. Das 147 pessoas testadas, 6 testaram positivo para a variante P1 (variante de Manaus). Com isso, Flávio Dino reiterou que não há transmissão local da cepa indiana no Maranhão.

O governo do Estado mantém contato com a Anvisa para que toda a tripulação seja novamente testada com testes do tipo RT-PCR. Flávio Dino ressaltou que sem a testagem, o navio não atracará no Porto.

DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS

Sobre a distribuição de vacinas aos municípios, o governo do Estado determinou que novas doses só serão distribuídas a municípios que comprovarem a aplicação de 85% ou mais das vacinas recebidas.

Até esta quinta-feira (27), o Maranhão já recebeu 3,06 milhões de doses de vacinas, sendo 2,23 milhões de doses distribuídas aos municípios e 1,69 milhão de doses aplicadas.

A partir de sábado (29), será reativado o drive Thru do Shopping Pátio Norte para os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar com o envio das 300 mil doses extras enviadas pelo Ministério da Saúde. O público alvo será pessoas de 59 anos ou mais.

NOVAS REGRAS DE VACINAÇÃO

Flávio Dino comentou a flexibilização do Plano Nacional de Imunização (PNI) que permitirá a vacinação de pessoas com menos de 59 anos, independentemente de comorbidades. A proposta foi aprovada em reunião com secretários de Saúde dos estados realizada nesta quinta-feira (27).

PRORROGAÇÃO DAS MEDIDAS SANITÁRIAS

O decreto com as medidas sanitárias foram prorrogadas até 7 de junho. A única mudança adotada pelo Governo do Estado é em relação a grupos de maior risco que se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19.

O trabalhador do grupo de maior risco do setor público ou privado que se recusou a tomar a vacina pode assinar um termo, mas será obrigado a retornar ao trabalho presencial.

Com informações da Central de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *