PRF no Maranhão apreende 46m³ de madeira ilegal em duas ocorrências nas Rodovias Federais

com as apreensões totalizam-se 3.025,84m³ de madeira ilegal apreendidas no estado neste ano

Nesta quinta-feira (22) no km 260, sentido decrescente, da BR 010, município de Imperatriz/MA, foi dada ordem de parada a um caminhão VW/24.280 CRM 6×2, cor amarela, que fazia o transporte de madeira nativa serrada, sendo, então, solicitados os documentos necessários para o seu transporte.

O Condutor apresentou os documentos, a Guia Florestal e Nota Fiscal mostraram-se válidas e concordantes e tratam do transporte de 20m³ de diversos perfis/espécies.

Durante a inspeção da carga transportada coletadas amostras dos perfis, foram observadas as divergências em relação à documentação apresentada. Realizada a cubagem da carga obteve-se 20m³.

O caminhão foi pesado em balança homologada pelo INMETRO, quando constatou-se excesso no seu PBT (Peso Bruto Total) de 11.940kg. Muito mais preciso que o cálculo do volume transportado, o valor aferido pela balança demonstra a discrepância do que é informado no documento fiscal, peso líquido da carga de 19.000kg, para o que estava efetivamente sendo transportado, cerca de 28% a mais (24.340kg).

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. O caminhão e carga permaneceram retidos no Posto PRF de Imperatriz à disposição do órgão ambiental competente.

A outra apresentação ocorreu por volta das 13h00, uma equipe PRF compareceu no km 667.0 da BR 222, no município de Acailandia/MA, Foi abordou o Veículo Ford/Cargo 2428 E, cor prata. Que transportava 26m³ de madeira

Após fiscalização foi constado que a carga era transportada sem licença válida.

Com informações da PRF-MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *